domingo, 3 de agosto de 2014

FLORA: IPÊ OU PAU-D'ARCO

Ano passado, pouco tempo depois que cheguei a Pereiro, a árvore mais frondosa do Sítio dona Lô floresceu e este ano, na mesma época, entre os meses de Julho e Agosto, ela voltou a florescer. Estas são as fotos tiradas ano passado e seus detalhes.

OBS.: Na época eu ainda não tinha internet e usei o tamanho máximo de resolução da minha câmera, 16 mega pixels, tamanho maior que o A3 (que é o dobro do A4, tamanho comum da folha sulfite), e que gera cerca de 6 mega bytes - um arquivo muito pesado pra minha internet lenta e que, posteriormente, deixaria de ser usado. As fotos são cheias de detalhes e tentei reproduzi-los ao máximo nos recortes das fotos logo abaixo. Mas se puderem ver com o máximo de detalhes seria ainda melhor.

Eu não tenho certeza se esta árvore é realmente o  Ipê ou Pau-D'arco, pode ser uma variante que, por florescer como essas árvores, ficou conhecida assim. Para mim o Ipê devia ser uma árvore como as Cerejeiras cultuadas no Japão, cuja flor, a Sakura, toma conta de parques e diversas localidades quando as árvores perdem todas as suas folhas. No entanto, ainda é possível ver folhas na árvore, apesar dela fica carregadinha de flor. Indiferente a isso, seria muito bonito haver em Pereiro um lugar cheiinho dessas árvores, como um parque ou praça onde as pessoas pudessem se sentar sob elas para passar o tempo, fazer piqueniques, levar a família... Como as pessoas fazem no Japão e, eventualmente, em São Paulo...

Minha câmera foi comprada para o primeiro domingo de Maio, época em que as paróquias da igreja católica de São Paulo convidam seus fiéis para visitar a basílica de Aparecida numa excursão; e eu viajei para Pereiro no começo de Julho, perdendo completamente a possibilidade de ter visto uma última vez o florescer das Cerejeiras no Horto Florestal, na zona norte, ou no Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo. Os dois locais possuem eventos para comemorar o florescer desta bela árvore, a Cerejeira, porém, apenas no Parque do Carmo o prefeito costuma prestigiar a todos com sua ilustre presença - e eu nunca pude ir lá. Assim fica-me o desejo de que, algum dia, eu posso rever esse espetáculo natural que é ver dezenas de árvores floridas ao mesmo tempo...

Agora, as fotos, aproveitem!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!