domingo, 20 de julho de 2014

FAUNA: SAPO CURURU

Novamente este anfíbio dá as caras aqui no blog. Não por menos, tivemos uma grande seca nos anos 2011, 2012 e chuvas muito fracas em 2013. O que também anuncia a maior habilidade deste anuro: sua capacidade de ficar sem água e sem comida meses a fio dentro da terra. Nas primeiras fotos, temos um cururu alaranjado com uma boa camada de terra por cima dele - possivelmente por estar enterrado. No entanto, agora que precisam engordar novamente, eles não param de entrar por debaixo da porta a noite procurando por água. Sério, eles ficaram malucos! Eles praticamente se jogam dentro de baldes com água com sabão, panelas sujas com água que ficam debaixo da pia, até mesmo no pratinho de água da gata encontrei um cururu! E olha que ele praticamente não cabia dentro dela! Francamente...

Além disso, eles tem o péssimo hábito de fazer coco onde bem entendem, inclusive dentro da poça de água que encontram. O bom é que são apenas restos de exoesqueleto dos insetos que não são digeridos...

O segundo cururu das fotos foi um caso mais curioso ainda! Quando meu pai viajou pela terceira vez esse ano para vender queijos em São Paulo para a família e quem quisesse comprar, HUX, meu carrinho, ficou parado nesse tempo que ele ficou por lá. Faltando poucos dias para o retorno, notei que o carro estava desalinhado e vi que o pneu dianteiro esquerdo (lado do motorista) havia esvaziado e que, se eu quisesse ir buscar o meu pai no centro de Pereiro, teria que trocá-lo. Eu, forte como um inseto, não podia trocá-lo, então meu tio Leonardo chamou um vizinho dele que também tem carro para fazer a troca. Tivemos um pequeno contratempo com o macaco hidráulico - ele é pequeno demais pra levantar suficientemente o carro sem apoio; mas o que mais chamou a atenção foi o fato de um sapo cururu estar bem ali, entre o pneu e o carro! Além de algumas pererecas! Se o pneu não tivesse furado, eu nunca iria saber que o sapo estava ali, sabe deus por qual motivo! Tudo bem que durante a noite objetos de metal podem 'suar', acumulando a umidade do ar, mas será que era realmente por isso? Eu não sei, porém foi bem estranho ver o sapo saindo de trás do pneu...

Na foto é possível ver o pneu que foi trocado.

Outra coisa que acho interessante nos animais são os olhos. Gatos, cobras e lagartos podem ter a abertura da iris 'rasgada' verticalmente, enquanto os sapos (no caso, o cururu) e, pelo que me parece, jumentos (reparei no daqui do Sítio), cavalos, entre outros, tem a mesma abertura no sentido horizontal. Interessante, não? Os olhos do cururu podem se fechar, mas não o fazem constantemente como os seres humanos, nem a iris se retrai dependendo da intensidade da luz, pelo que pude notar.

Ah! Já ia me esquecendo! O cururu não é um sapo 'redondo' como seria a rã touro, pelo contrário, ele seria mais achatado. Contudo, como proteção, ele 'incha', aumentando de tamanho, assumindo uma pose mais agressiva - ele não ataca, só banca o 'grandão'. Heheh...

Agora, aproveite as fotos!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!