quinta-feira, 31 de julho de 2014

FAUNA: RAPOSA PRESA EM ARMADILHA


ATENÇÃO: Esta publicação conténs imagens de uma raposa presa numa armadilha conhecida por aqui como arataca - que se assemelha com aquelas armadilhas cheia de dentes afiados dos desenhos animados - do tipo que, ao ser pisada, prende o animal pela pata. A armadilha apenas prende com grande força, machucando um pouco pelos dois pequenos dentinhos dela, não fazendo grande estrago, a não ser que o animal pego seja justamente pequeno.

Este animal não estava sendo caçado, ele simplesmente acabou caindo na armadilha, cujo real intento era prender um viado, ou algum animal de porte grande, que estava comendo as folhas da plantação próximo ao Sítio Dona Lô e, portanto, invadindo região que não pertence ao seu habitat. Já havia sinais de que havia um viado rondando a região, mas ele nunca foi pego.

Infelizmente, a raposa teve de ser sacrificada no mesmo local, a armadilha prendeu suas duas patas dianteiras e não há na cidade nenhuma ajuda dedicada aos animais.

Este é um caso triste, pelo que sei, a região mais adentro da mata, ao longo da estrada para a vila dos Balços que fica a 18 km daqui do Sítio, ou mesmo na região além deste local, é usada para caça. Ao longo dos anos, por causa das caçadas, poucos animais ainda sobrevivem nessas matas de clima seco e sem grandes árvores, o que facilita encontrar os animais. Da fauna local, o animal mais caçado é o Tatu, por ser incrivelmente fácil acua-lo e prendê-lo. Sua carne é muito apreciada pelos moradores do nordeste, especialmente aqueles que podem pagar bem por um único espécime.

A caça é proibida, no entanto, não há fiscalização séria. nem vistorias ou postos de observação que possam coibir o tráfico de animais silvestres. Mesmo porque todas as regiões da cidade, pelo que me parece, pertencem a alguém e não há nenhuma reserva natural que limite o acesso a mata.

Existem animais incríveis escondidos nesta região serrana, pena ninguém sabe valorizá-los pelo que eles são...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!