sábado, 12 de julho de 2014

FAUNA: ESCORPIÃO OU LACRAU

Escorpiões... Eu não tinha visto nenhum até vir para Pereiro. Quem já leu a matéria sobre a LACRAIA, sabe que por aqui este aracnídeo é mais conhecido pelo nome de lacraia, apesar da variação de nome ser, na verdade, lacrau. Pelo que soube, esta espécie das fotos não possui uma picada letal para a maioria das pessoas, se chega a sentir a língua dormente, o rosto adormecido, ou até alguma febre em casos extremos, mas normalmente o efeito do veneno, que age rápido, passa em cerca de uma hora ou duas.

A coisa mais incrível sobre estes pequeninos perigosos, além do ferrão, é a partenogênese! Não sabe o que é? É algo que as abelhas também possuem - elas não precisam de parceiros para se reproduzir! Imagine, um único escorpião fêmea pondo dezenas de ovos, os escorpiões nascendo e se reproduzindo, gerando centenas de indivíduos... Huhuhu...

Por isso é bom tomar cuidado, em cidades, ou qualquer local onde eles possam se alimentar fartamente poderão haver infestações generalizadas de escorpiões - assim como pombos, ratos e baratas.

Além disso, escorpiões gostam de locais escuros e, pelo que eu tenho visto, gostam de entrar dentro das casas - os escorpião das fotos abaixo foram encontrados no meu quarto! Do lado da minha cama! Uma vez um pequeno escorpião chegou a subir na parede ao lado da minha cama e cair bem ao meu lado! Ainda bem que eu estava acordado. Isto sem contar que Pereiro, por ser uma região serrana, é repleto de pedras, de todos os tamanhos, o que facilita que o aracnídeo se esconda e surpreenda alguém com sua temerosa picada. Devem existir outras espécies de escorpiões, mas esta é a mais comum.

Agora, as fotos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!