quinta-feira, 24 de julho de 2014

É TERMINANTEMENTE PROIBIDA A PROPAGANDA INFANTIL

Três meninos se reúnem escondidos dos pais na pracinha da esquina. O último a chegar, de 10 anos, traz consigo o celular do irmão mais velho. Um dos outros dois pergunta afoito:

— E aí, trouxe?

— Claro! 'Tá aqui...

Ele liga o aparelho, olha para os lados para ver se ninguém está olhando e pressiona o botão. Na tela, um vídeo com uma musiquinha enjoada começa a passar: "Oi, eu sou Dollynho!"

Um carro de polícia para bruscamente perto deles e os policiais descem:

— Parados! Vocês estão presos por verem propaganda infantil!



...
É por ser tão perigosa assim que toda e qualquer propaganda infantil foi proibida?
...

Eu não sou nenhum especialista em leis, por isso espero estar errado e apenas não ter entendido corretamente o que está acontecendo. Mas o título trata de explicar exatamente do que estou falando, TODA PROPAGANDA INFANTIL agora é considerada abusiva, nada de propaganda de bolachas, nem de salgadinhos, refrigerantes, brinquedos, nenhuma propaganda que vise o público infantil de alguma forma está liberada. Nem maçãs!

Referências:



Esta é a que explicar melhor tudo o que está acontecendo:


Este é o referencial do artigo anterior:


Pelo que entendi, a proposta é coibir qualquer intenção de manipular crianças para que determinado produto seja vendido. Okay, até aí tudo bem. No entanto, isso se mostra exagerado, pois isso fere até mesmo as animações, comumente chamados de desenhos. Nenhuma emissora poderá exibir nada que esteja relacionado a isso, quando justamente a maior fonte de renda e de interesse para que as animações cheguem a TV é justamente a publicidade! A rede Globo, por exemplo, já há algum tempo retirou da programação semanal as animações recorrentes, no seu ex-programa matinal chamado TV Globinho, pois ele não arrecadava dinheiro suficiente e foram substituídos por programas de saúde e bem estar. Agora que a publicidade simplesmente foi bloqueada, como as emissoras irão se interessar por este produto? Eu, assumidamente, adoro animações, gostaria muito que produtos nacionais como livros ou quadrinhos pudessem ganhar novos ares, filmes ou animações. Infelizmente, o interesse que já era pouco foi cortado a praticamente nada, não haverá respaldo que possa sustentar animações que sejam voltadas ao público infanto-juvenil...

Mas o que eu definitivamente não consigo entender é: EU cresci perfeitamente assistindo desenhos matinais e nem por isso meus pais compravam brinquedos pra mim que estivessem passando na TV. Até entendo que haja casos em que os pais se veem obrigados a comprar determinado produto, porém, isso nunca os impediu de negar isso aos filhos! Muitas vezes são os pais que veem as propagandas e dizem a si mesmos: "Vou comprar a boneca que fala" ou "Vou comprar o carrinho de controle remoto". Ou será que são seus filhos que trabalham por você e você não pode fazer nada?

Isso até me lembra a relação do meu primo e a mulher dele com o filho, uma relação conflitante entre pais que não sabem lidar com uma criança que 'não é do jeito que eles queriam'. E, creio eu, para salientar que eles o amam, compram brinquedos para ele, simplesmente, sem ser natal, aniversário, data especial, nada! Eles juntaram uma caixa com brinquedos velhos e quebrados na sua última mudança, me fazendo supor que não ensinaram ao filho a dar valor ao que tinha, principalmente quando vi comprarem um skate que posteriormente mal fora utilizado, pois não havia nem espaço nem estrutura que pudesse valorizar o uso do objeto. E para quê?

Tudo isso me faz crer que deram um tiro no escuro tentando coibir algo, sem se importar se realmente seria efetivo, nem mesmo produtos saudáveis e que incentivam as crianças a comerem frutas podem fazer algo contra isso.

Realmente espero estar errado sobre isso e que eu apenas tenha sido pego de surpresa por uma noticia sensacionalista. Confesso, não me senti nada a vontade com essa história.

Afinal, como ficarão as empresas que precisam da publicidade de produtos infantis para vender produtos que são justamente voltados para o público infantil? Tem lógica isso?

...

Você tem um produto infantil ou relacionado a crianças para ser vendido
e depende de propaganda?
Esqueça!
Venda apenas para adultos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!