domingo, 29 de junho de 2014

NOVOS MORADORES DO SÍTIO: GATINHOS!

Neste 29 de Junho, minha gata Pretinha, que estava prenha nos últimos meses, pariu neste começo de noite 4 filhotinhos, pelo que pude ver: 3 negros como a mãe e 1 rajado de cinza. Foi tão de repente que nem tive tempo de reagir: ela tinha começado a miar, chamei por ela e ela não saiu de dentro da caixa, observei sua barriga e estava tendo contrações! Dei uma olhada na internet (Santo Google nessas horas!) e li que, apenas em caso de complicações é que se deve ajudar. Então fiquei de olho, verificando de tempos em tempos, para checar se ela estava fazendo tudo direitinho. Ao parir o primeiro gatinho, ela ficou lambendo ele e ele se mexia perfeitamente. Após algum tempo a gata expeliu a placenta, cortou o cordão umbilical e comeu a placenta: tudo completamente normal. De pouco em pouco eu verificava e havia mais um filhote, vi um total de 4. Agora ela está cansada, de lado, dando de mamar. Coloquei um pratinho com água, caso ela necessitasse e deixei alguns paninhos ao lado. O jeito agora é esperar a noite passar, ainda verificando se está tudo bem. Ufa! Foi tenso! Fiquei com o coração na mão!

Para não molestar muito a gata, que fica tendo de aguentar o uso de lanternas naquele cantinho escuro, tirei apenas uma foto, que você podem ver abaixo:


 Só dá pra ver apenas 3 gatinhos aqui, mas, em breve, prometo fazer um publicação com mais fotos dos gatinhos!

CURIOSIDADE: Certo dia sonhei com a gata e perguntei: "Como está essa bolinha?" Quando acordei, achei esquisito, eu NUNCA havia dito muito menos teria dito: BOLINHA. Por causa disso estou tentado a por esse nome em um dos gatinhos! *risos*

Agora, o que me preocupa não é isso...

Quem já chegou a acompanhar minhas vivências em Pereiro sabe que minha situação não é favorável, o dinheiro tem que ser gasto com cuidado, pois não temos mais do que um bolsa família como fonte de renda. Não por menos, Pereiro já é uma cidade cheia de gatos, várias vezes presenciei filhotes de gato pela cidade, muitos deles com destinos incertos. Cheguei a ver uma caixa na rodovia Pereiro-Jaguaribe (CE-275), entre o trecho que vai do centro urbano de Pereiro ao campo de futebol de Adalto - abandonados a própria sorte. Me entristece saber que, mesmo com gatos, se você nasce fêmea não terá a mesma sorte se tivesse nascido macho. Ainda não sei o sexo dos filhotinhos, mas sei que ter nascido aqui não foi uma das melhores escolhas.

Quando meu pai chegou de sua última viagem a São Paulo para vender queijos e mel de abelha e percebeu que a gata estava notavelmente prenha, ele acabou dizendo, no meio da conversa: "sua mãe mata os gatinhos"... Eu gelei. Desde então peço a Deus para me ajudar a cuidar desses pobrezinhos que tem menos sorte ainda que eu.

Minha mãe realmente não gosta de gatos, aliás, ela tem nojo. Se dependesse dela não teríamos cães, muito menos gatos. Pra ela, eles podem trazer pragas do mato pra dentro de casa, como carrapatos e pulgas. Mesmo que eu deixe a gata se deitar na MINHA cama, ela quer logo enxotá-la pra fora de casa, enquanto eu não dou a mínima pra isso, se ela quer ficar na minha cama um pouco, ela pode ficar!

Eu até estava com medo que quando chegasse a hora de parir, a gata não estivesse dentro de casa e algum cachorro pudesse sentir o cheiro dos filhotes e devorá-los...

Bem, metade da minha paranoia já passou, eles estão bem e a mamãe dos filhotinhos estão cuidando bem deles. A pergunta é: Até quando?

Amanhã, dia de feira no centro e consequentemente dia de ir no mercado, devo tentar trazer um pouco de ração para reforçar a alimentação da Preta, espero conseguir...

É nessas horas que você devia saber se há um veterinário por perto e se arrepende por não fazer ideia se realmente tem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!