terça-feira, 8 de outubro de 2013

VERDADE NUA E CRUA: FALTA DE ÁGUA

Você quer a verdade? Pois bem, lhe darei a verdade! Os cacimbões (poços) de água, estão praticamente secos! Quando cheguei a Pereiro ha pouco mais de 3 meses, a quantidade de água, apesar de baixa, era o bastante para uma família até o possível retorno das chuvas que ainda não voltaram desde o ano passado. Isto é, SE fosse apenas uma família a usá-los. Infelizmente, são cerca de cinco ou mais para estes pequenos reservatórios de água.

Aí a prefeitura chega e diz: "Mas eu mandei caminhão pipa!" É, pois é, mandaram... Mandaram água suficiente para para pouco mais de uma semana quando os caminhões pipa demoram mais de 2 semana pra chegar! Não sei se a prefeitura sabe, mas o pior problema na região não é a quantidade de água, água se precisar, se manda buscar; o principal problema aqui é logística! Todos, eu disse todos, os caminhões disponíveis para trazer água ao Sítio de Fora estão quebrados e fora de funcionamento por tempo indeterminado. É preciso esperar pela água que desde já se faz necessária!

Era o sonho do meu pai poder voltar a sua terra e poder viver da agricultura e criação de animais, ele só não esperava que mesmo com algum dinheiro pra comprar água no meio da seca houvesse tanta dificuldade pra se conseguir água. Quando você pensa que o sistema de tíquetes do governo que liberam água de graça vá funcionar, você acaba a ver navios - eles só entregam quando podem, quando querem e o quanto querem, seja lá quais forem as dificuldades dos entregadores. Temos capacidade para receber 4 mil litros de água, e o caminhão pipa que veio entregar água há mais de uma semana deixou somente 2 mil litros. Meu pai continua jurando que quando a chuva chegar, eu vou ver como é bom viver nessa cidade...

Eu não sei quem é que faz as contas de quanta água cada morador deve receber, eu só sei que estão errada para menos! Aqui no Sítio Dona Lô, meu pai precisa terminar o galinheiro e rebocar a parede do meu quarto e, vejam só, o cimento leva água! Não sei se consigo me fazer entender no meio de toda a minha indignação, espero somente que, na medida do possível, não falte água...

Abaixo estão algumas fotos dos cacimbões, dois com antes (época que cheguei a Pereiro) e na tarde de hoje (08/10/2013), o caso crítico pode-se se ver no terceiro.

CACIMBÃO A - ANTES

Este é o cacimbão oficial do Sítio Dona Lô, usado também por outras famílias.



Note que a escada está quase submersa...

CACIMBÃO A - DEPOIS



E agora a escada está completamente fora da água!

CACIMBÃO B - ANTES

Este pertence a outro dono, mas é aberto a quem quiser pegar um pouco de água.


CACIMBÃO B - DEPOIS


Dá pra ver o fundo...


CACIMBÃO C - AGORA

Este praticamente não foi usado, meu pai o encontrou quase tomado pelo mato ao redor dele, uma vez que foi cercado para que nenhum animal caia dentro. Ele tinha um bocado de água sobrando e meu pai até instalou um bomba de água nele, mesmo assim...



Literalmente, o fundo do poço!



Em Ibiúna, cidade do estado de São Paulo, onde meu pai teve uma chácara, o poço que foi feito lá chegou a ter uns 15 ou 17 metros. Como Pereiro é região de rochas na superfície, estes poços tem cerca de 8 metros ou um pouco mais apenas. Para conseguir ir mais fundo, seria necessário dinamitar as rochas - o que não é exatamente viável dada a periculosidade deste recurso.

Ainda há um cacimbão na região que pode trazer algum alento a necessidade de água, em contrapartida, é apenas UM para várias famílias que vivem na região que precisam usar água para beber, regar as hortas, cuidas dos animais, entre outras necessidades; além de ser mais distante.

Isto tudo sem contar numa imensa desgraça que ocorreu há pouco tempo. Aparentemente, algum morador não gostou quando um do dono de cacimbão na região não quis que o poço fosse usado e, por vingança, sujaram a preciosa água colocando uma substância que deixou a superfície da água branca. Não quero nomear ninguém, pois ninguém sabe quem foi exatamente, contudo dezenas de litros tiveram de ser jogados fora por causa de um pequeno desentendimento... Agora esse poço também está vazio, esperando pela chuvas, pois toda a água foi drenada para acabar com a substância branca.

Para terminar, sabe para quando são esperadas as chuvas?
Dezembro, quiça Janeiro... Pelo menos 2 meses para que chegue a chuva.
Isto é, SE chover...

Um comentário:

  1. Ahhhhhh.. Nostalgia


    Em Boa Vista, interior do Município de Ipueiras ( Lugar onde eu sempre passava as ferias na casa dos meus tios e com meus primos) o povo também utilizava a água dos cacimbões. Era rotina acordarmos cedo para pegarmos os tambores de água vazios com capacidade para litros e o carrinho de mão para encher no poço e trazer para casa. As vezes muito cedo de manhã (Realmente muito cedo) tinha até engarrafamento desses carrinhos e filas de mulheres com baldes para pegar a bendita água. Eu e meus primos fazíamos isso todas as manhã e assim garantíamos a água para preparar as refeições, lavar a louça, tomarmos banho ( As vezes toávamos banho em um riacho assombrado ) e encher os potes para bebermos. Bons tempos... Hoje o povo desfruta de água corrente potável encanada direto nas casas uma ação que de acordo com o que meus tios disseram foi presente do prefeito. Digo apenas que eles tem o que á muito tempo já deveriam ter...

    ResponderExcluir

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!