sábado, 31 de agosto de 2013

UMA PORCA CHEGOU AO SÍTIO

Eu não consigo expressar apenas com palavras o quanto estou confuso e aturdido com a evolução das criações aqui no Sítio Dona Lô. Por mais que meus pais sejam naturais destas terras, eles não tem a mínima instrução de como realmente devem criar galináceos ou suínos. De fato, o que eles sabem é como deixar os animais em espaço separado para eles e esperam que tudo dê certo.

Para minha tristeza, já tivemos duas baixas nos 150 pintinhos e dois demonstram estar doentes, um não consegue usar um dos pés e o outro nem isso. Esses dois ficam separados, numa caixa, enquanto que a primeira e a segunda ninhada ficam juntas na plantel improvisado que meu pai fez. Já nos disseram, e é óbvio que sabemos disso, que colocar pintinhos grandes com menores pode gerar uma disputa em que os pequenos acabam comendo menos que os maiores. Infelizmente não há nenhum outro lugar para eles ficarem. Tentamos alocar a segunda ninhada diretamente na casa do terreno ao lado (também pertencente a nossa família) uma vez que ela está desocupada. Gastamos todas as buchas que meu pai tinha pregando papelão na parte baixa das paredes, mantínhamos a assiduidade regular procurando manter o mais limpo que conseguíamos, trocávamos os pintinhos de lugar deixando-os numa sala mais espaçosa e, com tudo isso, eles não estavam muito animados, vivos, ciscantes, ou como quiser dizer, eles acabavam ficando deitados, sem comer ou beber, contrários a condição que deveria fazer com que eles crescessem mais rápido. Sentindo que ali a criação não iriam pra frente, meu pai desistiu de mantê-los lá e os juntou aos outros cinquenta que ficavam mais próximos de casa.

Com o passar do tempo eles aparentemente se habituaram ao plantel improvisado e convivem normalmente todos juntos. Ainda assim há problemas que devem ser solucionados, como a limpeza dos comedouros e bebedouros geralmente deixadas para mim, onde posso ver dificuldade em limpar as dobras dos bebedouros com eficiência ou a falta de um suporte para ambos que evite que os pintos durmam sobre eles ou, no caso dos comedouros, que caiam dentro deles ou façam suas necessidade sobre a comida. Isto sem contar no preço salgado deste aparatos. Há somente um revendedor que conhecemos, no mesmo local em que compramos os pintinhos recém chocados.

Bem, como se não bastassem essas complicações, sem termos um galinheiro pronto para receber os pintinhos de ambas as ninhadas que já estão praticamente passando de um mês, chegou esta tarde uma porca! Meu pai sequer me avisou que iriam trazer uma porca, não estava presenta para recebê-la e ainda por cima não terminou o chiqueirinho para ela. Aliás, ele pretende criar porcos, pretende comprar um porco pra cruzar com a porca, e esqueceu que deveria haver um chiqueiro separado para a porca ficar prenha.
Argh! Isso me dá dor de cabeça! E o que a minha mãe fez para o almoço? Um pouco de carne de porco... com um pouco de pele ainda com pelos. Resultado: não terminei o meu prato de comida. Estou começando a pensar que vou acabar morrendo de fome...

Em todo caso, depois de toda essa chateação de ouvir sobre os meus problemas em me adaptar as novas circunstâncias no sítio, fique com os videos e imagens da porca (me recuso a dar-lhe um nome!).

01/08/2013
OBS.: Como o chiqueiro ainda não está pronto, a porca está sendo mantida próximo a casa e, no dia seguinte, descobri o motivo pelo qual os suínos são relacionados a má higiene... Que cheiro!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma dúvida, uma crítica ou uma sugestão, não deixe de comentar!